Paris#2

DSC06034Continuando nosso passeio por Paris, uma boa opção é o Musée Rodin, que foi inaugurado em 1919 no Hotel Biron. Exibe obras do escultor francês Auguste Rodin. Enquanto morava na Villa des Brillants (em Meudon, subúrbios de Paris), Rodin usou o Hôtel Biron como sua oficina a partir de 1908, e posteriormente doou a sua colecção completa de esculturas (podemos ver também pinturas de Vincent van Gogh e Pierre-Auguste Renoir que ele tinha adquirido) para o Estado francês sob a condição de que tinha de transformar o prédio num museu dedicado às suas obras.

O Musée Rodin contém a maioria das criações significativas de Rodin, incluindo O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno. Muitas das esculturas estão expostas no grande jardim do museu em ambientes naturais. O museu é um dos museus mais acessíveis de Paris. Está localizado perto de uma estação de Metrô, Varenne da linha 13, num bairro central, a taxa de entrada é muito razoável. Atrás do edifício do museu existe um pequeno lago e um restaurante.

O museu tem também uma sala dedicada às obras de Camille Claudel, onde tem somente algumas poucas obras e também algumas pinturas de Monet, das coleções pessoais de Rodin.

Depois de conhecer o Museu Rodin, atravesse a rua e vá conhecer o túmulo de Napoleão, Le Dôme, ou também chamado de Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus.

DSC06076Entre as personalidades ilustres lá sepultadas encontra-se Napoleão Bonaparte, assim como o coração de Sébastien Le Prestre de Vauban, ilustre arquiteto militar francês. O ingresso te dá direito a ver a igreja e a cripta e também o museu da cavalaria que guarda muitas coisas e também o cavalo de Napoleão empalhado.

O Centro George Pompidou – Metrô Rambuteau da linha 11. O projeto foi escolhido mediante um concurso idealizado pelo então presidente da França (1969-74) Georges Pompidou. Um DSC06021prédio extremamente moderno com tubos aparentes que guarda obras de arte importantes como as 10 Lizes de Andy Warhol.

Outro lugar fora um pouco dos roteiros básicos, para os amantes de literatura é a casa de Victor Hugo. Na praça des Voges, se encontra a casa do maior escritor do século XIX.
Victor Hugo tinha 30 anos quando se mudou para este apartamento com sua esposa Adele. E lá, eles viveram por 16 anos, entre 1832-1848. No seu apartamento, podemos visitar a sala de estar, a sala de jantar de inspiração medieval, ideia de Victor Hugo, a sala chinesa concebida pelo escritor, e o seu quarto. Eu particularmente não gosto de museu casa, eu acho sempre frustrante.

DSC05710

A Igreja de Saint Eustache é uma igreja situada no 1.º arrondissement de Paris . A atual construção foi erguida entre 1532 e 1632 e restaurada em 1840. Situada na entrada dos antigos mercados de Paris (Les Halles de Paris, não metrô perto, a estação mais perto é a de trem Les Halles) e no começo da Rue Montorgueil, a Saint Eustache é considerada uma obra-prima da arquitetura DSC05733gótica tardia e uma das igrejas mais visitadas da cidade. Foi lá que Luís XIV de França recebeu a 1ª comunhão e Mozart a escolheu como local do funeral de sua mãe. Entre os batizados na igrejas estão o Cardeal de Richelieu, Jeanne-Antoinette Poisson, futura Madame de Pompadour e Molière, que também casou ali. Várias obras de Peter Paul Rubens permanecem na igreja. A igreja abriga o maior órgão da França. Além de ter uma no mínimo curiosa escultura em frente dela.

A Cité de la Musique também é uma boa opção fora do circuito turístico, situada quase fora de Paris, fica ao sul do Parque de la Villete, guarda mais de 900 instrumentos desde a Renascença até os dias atuais. A estação de metrô é Porte de Pantin da linha 5. Uma boa dica para conhecer bem a história dos instrumentos.

 

Deixe uma resposta